quinta-feira, julho 31, 2014

Cuba moldada









bancada em corian - cuba moldada



Cuba moldada, cuba esculpida, cuba escavada… são denominações que descrevem quando uma cuba (ou pia) é feita no próprio material da bancada – mármore, granito, silestone, limestone, corian, concreto… e até madeira!


Na verdade as denominações “Cuba Moldada”, “Cuba Esculpida” e até “Cuba Escavada” referem-se a um trabalho de montagem de peças com espessura de 2cm em que o resultado final é de visualmente uma cuba esculpida no mármore.



A vantagem é a liberdade que você ganha na hora de projetar. Deve-se apenas seguir algumas orientações básicas de proporção e de funcionalidade. Daremos algumas dicas a seguir, mas não precisa se preocupar com detalhes técnicos, para isso a Galeria do Mármore possui arquitetos especializados que poderão orientar a melhor forma de execução em cada caso!

Cuba com Válvula Simples

(Aparente)



Cuba com Válvula Oculta “a zero”

(a caída começa no limite do lavatório)





Cuba com Tampo Falso


Igual a anterior, porém fazemos um tampo falso dando aparência de válvula oculta. A vantagem é a possibilidade de remoção do tampo para manutenção e limpeza.









Mesmo nos lavabos pequenos é possível executar um trabalho com excelência. Este tem apenas 30cm de largura e a torneira instalada na lateral.





A grande vantagem é que pode ser feita de diversos tamanhos e modelos, seguindo, é claro, as especificações coerentes de proporção e funcionalidade. Uma dica fácil é tentar fazê-la de algum tamanho parecido com alguma de cerâmica já existente no mercado.


A desvantagem é o preço um pouco mais alto e a necessidade de mão-de-obra especializada e de qualidade para a execução do trabalho.

Cuba moldada com válvula oculta feita no mármore Branco Athenee.





Banheiro de casal com cuba dupla e sem divisão moldada no mármore branco. Projeto Graça Gargantini e Letícia Junqueira, via Casa Mix. / Lavabo com cuba e bancada emMarmoglass branco. Projeto Luciana Tomas, via Casa Mix.

Bancada esculpida em mármore travertino com torneira Deca. Projeto Adriana Vale e Patricia Carvalho, via Uol Casa. / Bancada em limestone, com tonalidade semelhante a do cimento queimado. Projeto Carla Asevedo e Valéria Goldenberg Bartholi, via Uol Casa.


Lavabo com cuba moldada feita no mármore Bege Bahia. Projeto Bianca Duarte (Asenne Arquitetura).
Bancadas com cubas escavadas no mármore Travertino Romano Bruto, projeto Valéria Gontijo / Sueli Adorni.

Projeto Anderson Leite e Roberta Kassouf, via Casa Mix. / Bancada de limestone com cuba escupida e torneira Perflex. Projeto A8, via Uol Casa.


Lavabo com cuba em mármore Carrara apoiada num tampo de madeira. Piso e parede em mosaico português. 


Bancada com cuba moldada em limestone e torneira Deca. Projeto Madá Campos / Bancada com cuba esculpida feita de mármore Carrara e torneira Deca.









Um comentário:

  1. Boa noite Lorena, estou visitando pela primeira vez o seu blog e gostaria que recebesse com carinho meus parabens!
    Estou elaborando um projeto de interiores para banheiro e pesquisei na internet sobre cubas esculpidas e soluções que economizam o espaço sem perder suas funções. Apesar de ser um mero projeto de faculdade procurei me informar de marcenarias em Campina que trabalhem com cubas moldadas em diversos tamanhos.
    Fiquei feliz por ter encontrado aqui, ainda por saber que você concluiu o curso na mesma instituição que estou finalizando o meu também em arquitetura e se não for muita coincidencia também estagiei em 2010 no escritório de Brilhante Filho.
    Teria como conhecer sua loja?

    Abraços e Deus te abençoe.

    ResponderExcluir