sábado, setembro 28, 2013

Morar Mais RIO – O chique que cabe no bolso


Estar do estúdio da chef de cozinha casa e gourmet, de Viviane Visentin e Vivianne Pontes

A mostra de decoração Morar Mais – O chique que cabe no bolso chega à sua 10ª edição no Rio de Janeiro. O evento acontece também em oito cidades Brasil afora, porém em datas diferentes. No Rio, 90 profissionais criaram 82 ambientes. Ocupando parte daPequena Cruzada, no bairro Lagoa, o espaço soma 1,800 m² de área construída e 4.000 m² de área externa.


O objetivo do evento é apresentar orçamentos que não pesem no bolso do público, em sua maioria das classes B, AB e A. Para driblar os altos custos, os profissionais participantes buscam soluções criativas ou customizadas, seja reaproveitando materiais ou produtos que seriam descartados ou atribuindo novas funções a objetos do cotidiano. 

Além disso, é recomendado que os arquitetos, designers e decoradores recorram a materiais e fontes de consumo sustentáveis, a novas tecnologias. Outra qualidade dos projetos apresentados na mostra é a tentativa de promover a inclusão social através de parcerias com Ongs e projetos comunitários.

Em todos os ambientes os visitantes podem conhecer o preço de tudo, de produtos a serviços. No espaço do evento há ainda restaurante e café, além de uma joalheria e outras lojas.

Morar Mais – O chique que cabe no bolso
Local: Pequena Cruzada
Endereço: Avenida Epitácio Pessoa, 4.866 – Lagoa – Rio de Janeiro
Data: de 27 de setembro a 10 de novembro
Horário: De terça a sexta e domingo, das 12h às 21h; sábado e feriados, das 12h às 22h;
Ingresso: De terça a sexta, R$ 25; sábado, domingo e feriados, R$ 30

Jantar gourmet, de Marcos Alessandro Molinari 


Quarto do estúdio da chef de cozinha casa e gourmet, de Viviane Visentin e Viviane Pontes 


Sala de jantar, de Nilton Montarroyos 


Todos os sentidos para dois (banho), de Gloria Copello, Paula Mota e Paula Tolini 


Brinquedoteca, de Fernanda Pizarro e Isabela Azambuja 


Quarto da bebê, de Marcia Matinez e Andrea Fricks 


Quarto do pequeno explorador, de Andrea Graca e Maria Clara Costanza 


Sala de jantar, de Paula Ouriveis 


Quarto da moça, de Bianca Prior e Regina Prior 


Sala com cozinha integrada do meu primeiro apartamento, de Ana Lucia Martins e Denis Freitas Martins 


Apartamento a arte da dança, de Estela Pinheiro 


Estar do designer, de Patricia Cuimar 


O bar Cafeína no Morar Mais, de Bianca Gatto e Marcelo Possidônio 


Varanda bar, de Marcella Bacellar e Renata Lemos 


Sala bar, de Marcella Bacellar e Renata Lemos 


Outro espaço da sala bar, de Marcella Bacellar e Renata Lemos 


Universo masculino, de Andrea Silveira

Fonte: Casa Vogue

quarta-feira, setembro 25, 2013

Coca-Cola ganha móveis oficiais





Depois de flertar com decoração em utensílios e acessórios, a Coca-Cola, uma dasmarcas mais conhecida do mundo, ganhou uma linha de móveis propriamente dita.

O mobiliário licenciado foi apresentado no Brasil na 47ª House & Gift Fair, e é assinado pela Urban Arts, que detém o direito de uso da marca para produtos de casa. São sofás, poltronas, cadeiras, mesas de jantar, mesas de centro, mesas de canto, bancos e racks.


“A linha criativa em vários caminhos, vintage, contemporâneo”, explica Renato Orensztejn, diretor da Urban. A procura é de consumidores que são fãs da marca, ou apostam no estilo de vida "Abra a Felicidade" que o refrigerante difunde, explica o executivo. “São os pessoas que adoram a vibração da marca, que é de alegria, de esportes e de integração”. 













segunda-feira, setembro 23, 2013

Cozinhas Multicoloridas



Tons diferentes alegram o ambiente mais gostoso da casa. Aprenda a combiná-los e aposte em composições incríveis




PRATA + PRETO 
O destaque do projeto da arquiteta Fernanda Marques, de São Paulo (SP), para a Mostra Black 2013 foi a bancada de aço inox (Mekal). A peça foi desenhada pela profissional, que caprichou nas curvas e na funcionalidade do produto. A ideia de Fernanda era planejar um ambiente com espaço de sobra para se locomover e preparar as refeições com conforto. Para compor com o prata da bancada, ela optou por detalhes em preto. O teto é de madeira, para conferir total aconchego ao projeto, que soma 126 m². Os móveis são de madeira (Dell Anno) com detalhes de vidro na cor bronze.


Nada como um toque de cor para alegrar a vida e deixar a casa ainda mais charmosa. Tons diferentes – vibrantes ou sóbrios, tradicionais ou inusitados – são sempre bem-vindos. Para comprovar essa história, basta assistir a um dos filmes do cineasta espanhol Pedro Almodóvar. Ele sabe usá-los como ninguém. Suas produções enchem os olhos e nos dão uma agradável certeza: o exagero pode ser mais harmonioso do que se imagina. “Não tenha medo de ousar. Basta analisar o entorno e verificar se a paleta pretendida combina com a proposta do resto da casa”, afirma o designer de interiores Rogério Castro.


Acredite: é possível fazer combinações inusitadas e misturar cores que dificilmente estariam na mesma composição. Amarelo, por exemplo, vai bem com azul e até mesmo com o vermelho. O azul-turquesa, tom que está em alta na decoração, pode ser uma companhia incrível para o roxo. O mesmo acontece com o rosa e o anil. Opções não faltam – o importante é ter bom senso e saber equilibrar os matizes. “Quando escolher um tom vibrante para uma área considerada grande, reserve as outras cores para os detalhes”, alerta o profissional.


O mais importante – e divertido – é perceber que a cozinha deixou de ser aquele ambiente sóbrio e sem graça, com eletrodomésticos e azulejos brancos, uma prova de que o funcional pode ser também muito charmoso. As cerâmicas coloridas, heranças dos tempos da vovó, voltaram com tudo e inspiram arquitetos e decoradores mundo afora. Os desenhos foram transportados para pisos, paredes, armários e azulejos – para a sorte daqueles que não abrem mão de alegria para viver. Então, com qual cor vamos começar? Veja na seleção de projetos especiais – e coloridos – que a equipe de Casa & Construção preparou.








AMARELO + CHOCOLATE
A arquiteta Carla Felippe, de São Paulo (SP), ousou nesta cozinha de 13 m². Os armários (linha Mita, da Segatto) em amarelo roubam a cena no projeto – o acabamento foi feito com pintura espelhato Sunshine. O tampo e as prateleiras são de aço inox (Mekal). O papel de parede padrão couro na cor chocolate (Bon Giornno) complementa o espaço e contrasta com o piso branco (Portobello). “O resultado é um ambiente intenso e cheio de personalidade, que conquistou sofisticação apesar de o tom vibrante ser visto muitas vezes como despojado”, afirma a arquiteta. 


VERMELHO + TURQUESA
A cozinha de 6,10 m², planejada pela arquiteta Renata Bartolomeu, do escritório carioca In/Ex, mistura tons de vermelho e azul-turquesa. Essas cores aparecem novamente na sala, o que garante harmonia em todo o apartamento, localizado no bairro de Botafogo, RJ. Os ladrilhos hidráulicos com 20 x 20 cm (Barbacena, comprados na loja Argile) dão charme ao projeto e compõem um desenho que lembra uma renda. A funcionalidade fica por conta dos armários em peroba-mica (executados pela M3 Marcenaria). Uma porta de correr azul separa, em grande estilo, o ambiente e a sala de jantar.






BRANCO + MADEIRA + AZULEJOS COLORIDOS
O toque descontraído do ambiente foi dado com o painel de azulejos coloridos, instalados perto da bancada – as peças foram garimpadas pela própria moradora. Com 15 m², a cozinha projetada pela arquiteta Paula Magnani, de São Paulo (SP), é sóbria e ao mesmo tempo alegre. O branco dos armários e a madeira cabreúva do outro painel (Ornare) dão um ar mais sofisticado ao ambiente. O piso cinza (Solarium) fecha a composição de tons.





PRETO + VERDE
Os tons colorem a cozinha de 17 m², projetada também por Renata Bartolomeu, do escritório In/Ex. O destaque do projeto é a parede rente à pia, revestida com vidro verde e realçada pela iluminação embutida no móvel superior. “A cor era um desejo da cliente”, afirma a arquiteta. O preto usado nos armários (Marcenaria Morada) foi escolhido por combinar com a bancada de granito, que tem o mesmo tom. No piso, Renata aplicou ladrilhos hidráulicos (Barbacena, comprados na loja Argile). A graça fica por conta da parede branca revestida com fórmica – é possível escrever em sua superfície.





AZUL-TURQUESA + AMARELO + BRANCO
Cores não faltam ao projeto assinado pela arquiteta Luciana Tomas, de São Paulo (SP). A cozinha de 13 m² recebeu uma parede de azulejos com diferentes estampas e tons (Pavão). Para equilibrar, o piso de porcelanato é branco (Portinari). Outro toque de cor está no armário com portas azul-turquesa (Cinex). As bancadas, as cubas e o nicho para a adega foram executados em Corian® branco (aglomerado de pedras). “Por não se tratar de uma cozinha muito ampla, as cores foram distribuídas sempre com a preocupação de não deixar o local cansativo”, comenta a arquiteta.



ROXO + BRANCO
Para combinar com o estado de espírito jovem e contemporâneo dos moradores, a arquiteta Cinthia Garcia e a designer de interiores Andréia Karalkovas, de São Caetano do Sul (SP), preparam uma cozinha com diversos toques de cor. Os detalhes coloridos ficam por conta da parede revestida com pastilhas de vidro no tom uva (Cristal, cor k304, pastilhacor) e da bancada roxa (tom puxado para o rosa) de Silestone®. Os armários de MDF e o quadro da entrada, feito com azulejos nos mesmos tons dos componentes do espaço, complementam o cenário.



VERDE + ROSA
Pensado para um jovem casal, o apartamento de 32 m² tem uma cozinha repleta de cores e detalhes charmosos, a começar pela parede revestida com madeira pintada de verde. Os armários têm detalhes de fórmica verde e rosa, que alegram o espaço. Outro destaque é o papel de parede com estampa de flores (situado na entrada) e a mini-horta vertical, que soma pouco mais de 8 m² de superfície – ervas e hortaliças são usadas para temperar os alimentos. Projeto da arquiteta Andréia Carla Médice, de Santo André (SP).


LARANJA + PRETO + BRANCO
Planejada pelos arquitetos Gabriel Magalhães e Luiz Cláudio Souza, de Salvador (BA), a cozinha se destaca pelas paredes revestidas com pastilhas de vidro na cor laranja (Colormix). Para contrastar, o piso e o rodapé receberam granito preto são gabriel. A bancada de marmoglass e os armários de MDF com portas de vidro (Florense) são brancos – o tom neutro deixa o ambiente mais leve. O painel e a mesa de refeição foram executados com madeira teca. Fitas de LED foram instaladas nos móveis suspensos e destacam ainda mais os tons escolhidos para o espaço.

sábado, setembro 21, 2013

Luxo e elegância com vista para São Paulo


Denise Barretto espalha arte por morada no Itaim


Quando contratou a arquiteta Denise Barretto para reformar seu apartamento no Itaim Bibi, em São Paulo, o casal de proprietários tinha duas demandas principais: primeiro, que a área social fosse bem generosa, já que os dois recebem com frequência. Além disso, os moradores, ambos empresários, desejavam uma decoração com cores suaves, traços contemporâneos, mas uma composição atemporal.

O espaço de convivência compõe-se de um grande living, integrado a uma sala de lareira menor, além de uma sala de jantar. Para alcançar o tal visual atemporal, o décor prima pelos tons neutros, com a abundância de cinzas, crus e beges. 

A sofisticação é garantida pela escolha de priorizar os materiais nobres, como mármores e veludos. Quebrando a uniformidade do esquema cromático, obras de arte pontuam o espaço. Os exemplos mais marcantes estão na escultura de aço corten de José Bechara, no vão da escada; nas duas telas coloridas de Aldo Bonadei, na sala de estar, e em duas peças de José Bento Franco Chaves que se encontram em um dos cantos da mesma sala – uma árvore e uma coluna, ambas de madeira.




O design assinado também tem lugar de destaque no projeto de Denise. Os sofás curvilíneos do living, de Vladimir Kagan, dialogam com a estética da escada, que também desenha curvas no espaço. No mesmo ambiente, as poltronas são da Giorgetti. Já a mesa da sala de jantar tem desenho da própria arquiteta, sendo composta de cobre, cristal e madeira. Além dela, compõem o ambiente cadeiras da Etel e coleções de muranos. Um elemento que mostra a atenção ao detalhe na execução do projeto é a presença de um padrão de mosaico em parte do mármore que reveste o piso da área social. Pela essência artesanal, demorou quatro meses para ser finalizado.

No andar de cima, outro ambiente chama a atenção: é um jardim de inverno com uma vista que só uma cobertura em São Paulo poderia proporcionar. Com grandes vidros e caixilhos arredondados, ele une o habitante da sala ao espetáculo do exterior. Não por menos, é um espaço pelo qual os proprietários têm um carinho especial. No todo, uma sofisticada combinação de arte e design sobre um pano de fundo de elegância sóbria.





















fonte: Casa Vogue

terça-feira, setembro 17, 2013

Cores vivíssimas em todos os cômodos


Apartamento com pitadas retrô é a cara dos donos




A visão torna-se o sentido supremo neste apartamento paulistano, que se destaca pelo uso da cor de forma extraordinária. Violetas tingem o hall de entrada e as divisórias entre living e home theater. O cinza cobre a sala de jantar. Verdes dominam a cozinha. O berinjela marca um dos banheiros, com o azul-marinho. Roxo, turquesa e vermelho vibram nas portas laqueadas, cada qual com um desenho em relevo diferente.

Assinada pelo estúdio Superlimão, comandado por Sergio Cabral, Thiago Rodrigues, Lula Gouveia e Antonio Carlos Figueira de Mello, a reforma do imóvel de 225 m² durou cinco meses. Em paralelo, o jovem casal de proprietários pesquisou tonalidades de tintas, tecidos, revestimentos. “Queríamos personalizar uma paleta equilibrada”, explica a dona da casa. A miríade de cores resultou de intuição, preferências particulares, sugestões do escritório e de uma amiga especialista em tendências cromáticas, além de influências fashion.



Matizes à parte, os moradores anotaram propostas para revolucionar o layout do imóvel de três quartos em uma caderneta com capa amarela. O principal apontamento? “Todo lugar será de convívio.” Hoje com duas suítes, o apartamento tem ambientes amplos e abertos o bastante para favorecer a interação do casal e de eventuais convidados.

À esquerda do hall de entrada, a cozinha superequipada é o xodó da casa, e a lavanderia, quase amarelo flúor, com plantas, transforma-se em sua extensão. Até mesmo dali avista-se o conjunto integrado de salas de estar e jantar, escritório e home theater, que pode se reverter em quarto.

O setor social emprega poucas peças do endereço anterior e outras tantas arrematadas recentemente. É esse o caso do sofá reto e cinza do living, assinado por Marcus Ferreira, e da mesa de jantar, criação do mesmo designer. 

O móvel explora a beleza dos tons de madeira e das cadeiras atuais, mas com desenho dos anos 1950. Tecidos da estilista Adriana Barra, craque em combinar estampado e colorido, revestem os assentos. “Seu trabalho foi inspirador”, comenta a proprietária. O espaço conta ainda com prateleiras para livros e objetos e um aparador azul-claro executado sob medida.




As novas aquisições para o living vêm sendo feitas sem pressa, assim como as dos quartos, voltados a um terraço interno envidraçado. Ali, o piso de ladrilhos hidráulicos em preto e branco interage com as paredes pintadas pelo artista João Paulo Cobra, o Nove. “A obra sintetiza nossas cores”, considera o morador. Seu closet, no segundo dormitório, tem porta amarela com escotilha evocando o filme de animação Yellow Submarine (1968), estrelado pelos Beatles, de que o casal é fã.

Brincadeiras como essa lidam com a memória dos dois tanto quanto o imóvel manteve suas próprias lembranças depois da reforma. É que se manteve, por exemplo, a variação dos pisos de madeira, entre os quais um raro, de jacarandá. “Optamos pelo não desperdício”, explica Sergio.

“A participação efetiva dos proprietários, em simbiose com o escritório, foi uma experiência única”, opina o profissional. Diferente do que pode ocorrer com outros clientes, segundo o designer, ambos cuidaram de cada detalhe porque tiveram a consciência de que os moradores seriam eles mesmos, e mais ninguém. Tanto melhor.















* Matéria publicada em Casa Vogue #337