quinta-feira, agosto 11, 2016

Quebra-sol | Trespa Brasil



Trespa® nos apresenta seu produto Sunblinds®, quebra-sol, um sistema de placas arquitetônicas desenhadas para o fechamento de fachadas e segundas peles. É ideal para gerar uma boa proteção à radiação, reduzindo a carga térmica necessária para a refrigeração. Seus desenhos permitem o emprego de luz natural, ventilação e não obstaculizam a relação visual com o exterior.


Este produto tem um excelente comportamento no exterior, é muito fácil de manipular e apresenta um baixo conteúdo de energia primaria LCA (Life Cecle Analesis).

As treliças podem ser colocadas em diferentes direções dependendo da orientação solar da fachada. Assim, para uma fachada norte, se utiliza uma treliça horizontal fixa, para uma orientação poente-nascente, horizontais móveis e praticáveis, em uma fachada noroeste – nordeste, lâminas verticais fixas.


SOLUÇÕES PARA CONSTRUÇÃO
Existem 5 soluções construtivas disponíveis no mercado. Cada uma delas, com um desenho particular, que não apenas conta com as funções descritas anteriormente, mas que também pode dar ao projeto uma singular estética:

1. Sistema de Lâminas horizontais fixas: Treliça fixa ou de correr de lâminas fixas horizontais de 0º ou 60º realizada com painel de resinas termo-endurecíveis Trespa Meteon® FR (Fire Retardant) DS (acabamento por ambas as faces). 
As placas irão fixadas com um sistema de clipes em alumínio e fixação oculta com parafusos EJOT segundo a espessura do painel. As lâminas vão fixadas a um marco de alumínio fixo ou de correr.

2. Sistema de Lâminas horizontais móveis: Sistema de lâminas móveis horizontais com placa de Resinas termo-endurecíveis Trespa Meteon® 13 mm FR DS fixada nos extremos e que se fecham no plano vertical mediante sistemas manuais ou motorizados automatizados. 
As lâminas mecanizadas no canto superior e inferior permitem que se fechem no mesmo plano vertical. O conjunto de lâminas horizontais podem ir fixadas a um bastidor de alumínio fixo, de correr ou de abrir.

3. Venezianas de correr: Veneziana de correr composta por uma placa de Resinas termo-endurecíveisTrespa Meteon® de 10 o 13 mm FR DS, sem bastidor perimetral e fixada com um sistema de guias de correr na parte superior e inferior. A placa pode ir mecanizada segundo desenho seguindo as recomendações deTrespa®.

4. Venezianas de abrir: Veneziana de abrir composta por uma placa de Resinas termo-endurecíveis Trespa Meteon® de 10 ou 13 mm FR DS, com bastidor perimetral. O bastidor irá fixado à esquadria da superfície vertical mediante articulações de aço inoxidável. A placa pode ser mecanizada seguindo desenho do arquiteto e seguindo as recomendações da Trespa®.

5. Mecanização Personalizada

Society Hill. TianJin Guoming / LaiYinZhiHua design group
Este edifício está localizado em Tianjing, China, e foi desenhado pelo arquiteto LaieinZhiHua design group. Sua fachada foi revestida com placas Trespa Meteon® Metallics cor vermelho-cobre. 
Em certas zonas a placa é mecanizada por perfurações alargadas, permitindo o ingresso de luz e ventilação, além de gerar um desenho particular na fachada.

- Sistema de Lâminas horizontais móveis + Venezianas de correr 

Veneziana de correr composta por uma placa de Resinas termo-endurecíveis Trespa Meteon® de ≥ 8 mm FR DS com bastidor perimetral e fixada com um sistema de guias de correr na parte superior e inferior ao bastidor. 

O bastidor não deve sobrepassar as medidas indicadas na tabela 2. A placa pode ser mecanizada segundo desenho do arquiteto e seguindo as recomendações entregues pela Trespa®.











Fassade Internat BBZ / Pook, Leiska & Partner





Este edifício de habitação localizado em Magdeburg, Alemanha, utiliza um revestimento de cores alternadas. Placas Trespa Meteon® cores creme, ocre e vermelho carmim vão se alternando, gerando o revestimento.

O ritmo da fachada se transforma no grande atrativo visual deste projeto. Por outro lado, as placas podem ser movidas, mudando o aspecto da fachada e variando a proteção solar.


- Venezianas de abrir


Hotel mod05 / Enrica Mosciaro, Fusina 6 Verona, Itália.


Foi revestido com placas verticais utilizando ripas de Trespa Meteon® da linha Wood Decors® (Italian Walnut, Montreux Amber e Elegant Oak).
Durante a noite, a luz do interior passa por entre as placas, o revestimento adquire um aspecto mais leve. O efeito resulta numa estética bastante atrativa.








Complexo Residencial / Arquiteto Michele Sfregola


Edifício localizado em Barletta, Itália, do arquiteto Michele Sfregola





College of Music / SIZ-IX Architectes






Esta escola se encontra localizada em Tassin La Demie Lune, França. Aqui, o arquiteto de SIZ-IX Architectesdesenha uma fachada rítmica de cor negra e diferentes tonalidades verdes, mecanizando as placas que cobrem as janelas.


Para mais informações, você pode visitar o espaço de TRESPA® em nosso Catálogo de Produtos ou ir diretamente a http://www.trespa.com/pt/






Fonte: http://www.archdaily.com.br/catalog/br/products/3615/quebra-sol-trespa-brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário